Bancos Jacaré

design de produto

Bancos Jacaré

Os Bancos Jacaré foram criados em 2021 quando a Marcenaria Olinda convidou alguns designers para criarem releituras de seu banquinho jacaré para o projeto “Eu Quero Virar Jacaré”, cujo objetivo é reverter o valor da venda dos banquinhos para serem doadas a uma ou mais instituições que estejam na linha de frente ao combate à pandemia de COVID-19.

A ideia para esta releitura foi criar um banco com materiais e processos de fabricação totalmente diferentes, porém mantendo características que remetem ao banquinho jacaré original. Ele remete também aos bancos indígenas com formas de animais, porém num material diferente, o aço. O aço é um dos materiais mais recicláveis e reciclados no mundo e o Brasil é o 9º maior produtor mundial de aço.

As diretrizes do projeto “Eu Quero Virar Jacaré” especificavam que a releitura deveria manter as dimensões originais aproximadas e não ultrapassar 1000mm X 200 X 200mm. Mas além do banquinho pequeno com as dimensões especificadas, optou-se por criar também um banco maior com o dobro do tamanho. Portanto a linha jacaré é composta de dois bancos, um pequeno e outro grande.

Os bancos jacaré foram fabricados em parceria com a Maqmóveis, líder de mercado no segmento de móveis escolares e referência em mobiliário corporativo, que por meio do centro de inovação em design MaqID, deu vida a esse projeto.

Os bancos jacaré foram finalistas do Prêmio Salão Design 2022, um dos mais importantes prêmios de design do Brasil.

As fotos foram realizadas na Clínica Rizoma Saúde e Desenvolvimento Humano, em São Paulo.